domingo, janeiro 31, 2010

mentalidade do Português


A propósito do comentário feito pela senhora do programa Ídolos a um dos concorrentes, em que denotava a sua satisfação por este último já saber receber críticas com um sorriso e uma expressão bem disposta, acrescentando que com isso demonstrava evolução.


Isto, segundo aquela senhora, é que é evoluir.
Se fosse só aquela senhora a pensar desta forma, pensava algo do género: epah... pronto. é loira; não muito dada à inteligência; coitadinha. está bem. não está, mas faz de conta.

Mas com esta infeliz saída, pude constatar mais uma vez que esta máxima parece estar presente na mioleira de todo o Português. Afinal até é fácil deparar-nos com situações desta ordem... enquanto estagiários, por exemplo. É ou não é? Pois... Nem sei porque é que me lembrei logo deste exemplo.

É que não basta saber aceitar uma critica e com isso aprender a lição. Não. É preciso baixar as calcinhas mas com um sorriso estampado na cara, de pura satisfação! E só não se diz OH SIM de seguida porque ainda alguém suspeita que na verdade o desejo era mesmo o de lhes espetar um garfo no olho e cozinha-lo como se de um marshmallow se tratasse.


Haja resiliência que nos valha
.

1 comentário:

Avram Garrison disse...

Quando alguém é sujeito a uma crítica, com razão ou não, a revolta é sempre a reacção mais verdadeira. Revolta demonstra que a crítica teve impacto, seja ele bom ou mau a verdade é que o teve. Já um sorriso na cara provavelmente não passará de indiferença, pelo menos para a maioria das pessoas. A revolta é muito mais honesta, mas a etiqueta é mais bonita.