domingo, setembro 23, 2007

A propósito dos Chocalhos...

Festival dos Caminhos da Transumância - Todos os anos, de 15 a 23 de Setembro, o Fundão acolhe o festival que a maioria reconhece por Chocalhos, sendo este destinado à celebração da transumância, ancestral prática da pastorícia, enquanto valor patrimonial de excelência, cruzando a música pastoril, os produtos locais, as paisagens, a realidade e os sonhos.

Este ano, fica então a fermentar o seguinte pensamento:

A via láctea é um rebanho de ovelhas luminosas.

Tal ideia fez acender-me na memória, de uma infância luminosa, um diálogo delicioso.
Diz o Pumba:
"- Timon...
- Que é?
- Alguma vez imaginaste o que serão aqueles pontos brilhantes lá em cima?
- Pumba, eu não imagino, eu sei!
- Ah! E o que são?
- São pirilampos! Pirilampos que ficaram colados àquela coisa grande azul escura.
- Ah!... Sempre pensei que fossem bolas de gás a arder a milhões de quilómetros daqui...
- Pumba, p’ra ti, tudo é gás.
- Simba, o que é que tu achas?
- Bom, eu não sei...
- Vamos, fala, fala, fala, Simba. Vá, nós já dissemos. Por favor.
- Alguém me disse uma vez: «do alto das estrelas os grandes reis do passado contemplam-nos».
- A sério? Queres dizer que um bando de reis mortos está a olhar lá de cima?"

Sem comentários: