sexta-feira, outubro 24, 2008

do Outro mundo

As vezes, durante algumas aulas, tenho a sensação que não sou deste mundo.
Tendo a imaginar-me a aterrar de paraquedas dentro da sala de aula com um livrinho de turista na mão esquerda, pronta para pedir direcções ao guia que anda com uma bandeirinha vermelha a gesticular fervorosamente lá à frente.


Desde o ínicio do ano lectivo, já tive vários encontros imediatos de 3º grau, e agora que penso nisso, estou convicta que comprei o livrinho do planeta errado.
É que eu sempre pensei que a função de um professor em saula de aula era ensinar.
Mas pronto agora com a coisa do esparguete parece que ensinar não serve, e na verdade o professor deve é orientar.

Pois bem.


Então que oriente.

Agora, estar ali para ditar enunciados e dar o resultado, e quando alguém encarecidamente pede ao sr professor para resolver o exercicio ele ainda se ri e acrescenta um "Ai sim? então nesse caso o exercicio fica para ser resolvido em casa!" epah.... pronto. É chato.
É que esta função já foi ocupada pelo livro. E de facto o que eu precisava mesmo era de alguém que me esclarecesse como chegar ao resultado. Mas aparentemente, já devia ter nascido ensinada com tais funcionalidades, porque mais ninguém parece reparar no quão absurdo isto é.

Ou secalhar eu é que estou a ver isto tudo mal.
Escolhi mal a profissão, mas ainda estou bem a tempo de mudar.
Quando for grande, hei-de ser uma professora universitária de sucesso!

É bastante simples na verdade.

Bastam 4 regras fundamentais:

- Quando não me quiser chatear em planear aulas, dou filmes para os meninos verem. Eles até gostam de não darem matéria, e a mim dá-me jeito. Ser paga para não fazer nada, é o sonho de qualquer um.

- Rir-me sarcasticamente quando algum aluno me colocar uma dúvida, e delicadamente sugerir que vá pesquisar à WIKIPEDIA. Isso, ou então mandar resolver o exercicio em casa. That should cover it.

- Dar aulas para os meninos realizarem pesquisa sobre os trabalhos solicitados, e como não quer a coisa, informar que só me encontrarei disponível para orientação se estes meterem uma requesição de 3 ou 4 dias antes. É que ficar em casa a coçar a micose, e ainda ser paga para isso, convenhamos, é bem mais agradável.

- Last but not least, Trabalhar na ESALD é o ingrediente chave! Pois é onde estes fenómenos além de apreciados, são encorajados. Tal e qual Entroncamento.


Definitivamente comprei o livro errado.

Eu não os entendo, e parece-me que eles também não falam a minha lingua.

6 comentários:

Luciana disse...

e as infinitas apresentações em powerpoint?que no final dao muito trabalho,stress e dps nao contam p NADA a nao ser para os professores nao prepararem aulas!!

eu tnho muitas dessas....:S

Anónimo disse...

e por isto que o bolonha e uma coisa perfeita =D
tem mais ... quando perceberem que ninguem faz uma .. piii .. de uma cadeira .. eles pensam melhor .. como ja aconteceu na minha univ ...

as melhoras para a tua univ ... e para o prof tb ..


que a força deste e outro mundo esteja contigo lol
.. tas no fundao??? :| lol .. pronto se tiveres a estudar tens desculpa :P .. fica bem .. ***bj :)

Avram Garrison disse...

Ui, eu é powerpoints. Tenho cadeiras que é o prof a ler power points aula após aula. Essas ao menos não posso reclamar quando falto, é arranjar os ficheiros e ler em 5m a matéria de hora e meia...

Anónimo disse...

oi amiga

acredita que isto assim manda o país para a frente...

veja-se o caso do ensino secundario: como o plano de estudos mudou, fazem-se exames mais fáceis para toda a gente ter alta media e sair com "grandes" conhecimentos de lá!

pode ser que esse sistema chegue ao ensino superior, fazendo com que que o pessoal saia todo com media de 18 e tenham de se fazer concursos nacionais em que apenas 10 das 17634 pessoas que concorreram tem o lugar...

isto é um sistema optimo em que todos somos tão qualificados que o factor de desempate será mesmo o "c"...

beijo

Anónimo disse...

maldito ENTER!!!

nem nos deixa por o nome como deve ser...

lol
beijo

Calucifer disse...

Lu: boa lembrança. esse tipo de aulas também é uma boa opção para não trabalhar! Vá lá que este ano ainda ninguém se lembrou.

Rui: não me parece que isso funcione assim. Pelo menos não para estes lados :| olha, este fds dou aí um salto! pagas tu um café :]

Ed: profs a ler pps é o prato do dia. Bom é encontrar um de vez enquando que não o faz. Melhor ainda, é encontrar um que não o faz e dá as aulas a conversar connosco. Só tenho um desses. Deve ter vindo enganado do outro mundo também. Mas já não é nada mau!

Rafa: o enter tem vontade própria hehehe! Por acaso penso nisso muita vez. Têm tudo tão facilitado em termos de exames. Irrita-me um bocado pensar que o esforço feito por nós é assim desvalorizado. Quando e se terminar o curso, não espero ficar por cá para ver como a coisa corre. Outros valores mais altos de alevantam...!