sábado, novembro 20, 2010

no surprises

Andava aqui eu à procura do final de uma história que ando a ler, quando me lembrei que não percebo as pessoas que têm o hábito de pegar num livro e ler-lhe o final mesmo antes de a história ter começado. Nem aquelas que pegam num filme e começam pelo fim. Se transpusermos isto para vida, também ninguém começa por morrer, anyway.

No entanto acontece-me com bastante frequência (como hoje), gostar tanto de uma das personagens que não consigo esperar que a história termine para lhe conhecer o fim. Deve também ser esta a razão pela qual não gosto de surpresas, gosto demasiado de mim para lidar com o imprevisível. Mas nem por isso perco o interesse na história, muito pelo contrário. Gosto de saber o destino que as coisas que me interessam vão ter, para depois poder apreciar, ou não, toda a luta que leva ao culminar dessa certeza.

As histórias, assim como a vida, terminam. Todos nós nascemos com a certeza de que um dia tudo isto acaba. Mas se soubéssemos a forma como isso irá acontecer, provavelmente geríamos muito melhor a coisa. Sem nunca perder o interesse na viagem. Porque afinal de contas,

All you have to do is to decide what you are going to do with the time that is given to you

e esta sim, é a verdadeira aventura.


Sem comentários: